top of page
Buscar

5 projetos do Japão para te inspirar

O Japão é o país com mais prêmios pritzker. É o prêmio mais importante, em termos de divulgação, da arquitetura mundial. Há nomes muito conhecidos como Sou Fujimoto, SANAA, Tadao Ando e Kengo Kuma. Admiro demais o trabalho deles, mas como um arquiteto de interiores, meu interesse maior está na arquitetura de pequena escala, aquela mais próxima do dia a dia. Por isso, reuni alguns bons exemplos de arquitetura de interiores do Japão, com nomes não muito conhecidos ainda pelo público maior.


1. FT ARCHITECTS - SALA DE ARCO E FLECHA E CLUBE DE BOXE

A carpintaria japonesa é muito famosa pelas suas engenhosas junções, muitas vezes sem nenhum parafuso. Gosto como este projeto usou este elemento tradicional numa arquitetura muito moderna. Além de ser bonito demais!


2. Schematta + Jo Nagasaka - Cabane de Zucca Parco - loja de roupas


Uma das coisas que mais gosto na arquitetura de interiores é aproveitar as características únicas de cada material, como textura, cor e brilho. Esse projeto faz muito bem isso, tendo como partido essas diferentes materialidades do aço, da madeira e do concreto. É o tipo de projeto que eu gostaria de ter feito.


3. Suppose Design Office - Sarutahiko Coffee Chofu Roasting

Gosto muito dessa arquitetura industrial, quando tem um propósito. Quando usada em uma hamburgueria ou café na Santa Cecília ou Vila Madalena, fica reduzida apenas a um estilo de decoração. Mas no caso, por se tratar de uma torrefadora de café, muito legal valorizar o que eles próprios fazem lá dentro, trazendo a estética de dentro da pequena fábrica para fora, no salão e bar.


4. Tato Architects + Jo Shimada - Casa em Miyamoto

Talvez não seja uma casa muito prática de se morar. Pelo menos para quem vive de um jeito mais convencional. Mas é uma incrível experimentação dos arquitetos, pensando em como a arquitetura pode mudar a forma como vivemos e nos relacionamos.


5. Tezuka Architects - Roof House

Quem gosta de ficar ao ar livre tomando sol, ou curtir a lua e as estrelas anoite, sonha com uma casa assim. Uma casa em que o coração é o telhado. Solução poética, bonita, funcional... Por isso Tezuka Architects é um dos meus escritórios favoritos.


Muita coisa boa do Japão né? A atenção aos detalhes, à tradição, a harmonia entre os espaços. A cada dia cresce mais minha vontade de visitar o país.

27 visualizações
bottom of page