Quando está desenvolvendo um projeto, minha dica é: erre rápido.
Projetar é uma série de erros e acertos que você vai validando e descobrindo quando você apresenta seu trabalho para seu cliente, seu público ou audiência.
Vale para qualquer tipo de projeto. Uma reforma, um objeto, uma campanha de marketing... O quanto antes você tiver o feedback, mais rapidamente você poderá corrigir o rumo.
Vou falar um pouco da minha experiência. Já participei de projetos na qual na primeira entrega queríamos impressionar e levar um 3D detalhado (as vezes até renderizado). Um bom render leva um tempo danado. Detalhar um móvel também. Um exemplo do que acontecia: o cliente simplesmente não quer um móvel em determinado lugar, prefere prateleiras. A tarde toda então que alguém da equipe modelou este móvel impecavelmente e fez uma imagem renderizada com a iluminação correta foi um tempo perdido que não volta nunca mais. :(
Desculpem o drama, mas imaginem isso numa escala de um apartamento inteiro, o quanto de coisas detalhamos que ainda vão mudar no decorrer do projeto. Afinal, são milhares de pequenas decisões que formam um projeto. A cada vez que mostramos e temos feedback, temos as ferramentas para acertar mais e mais. Resolvi então ganhar essas ferramentas cada vez mais cedo e com maior frequência.
Como decidi fazer agora:
Faço reuniões ou entregas com um espaço de tempo muito menor entre elas. Levo, na primeira reunião de projeto, um modelo 3D preliminar, com todo a volumetria resolvida, layout geral, mas sem muitos detalhes. Isso pode ser feito 2 ou 3 dias depois que começo o projeto. Na própria reunião vou descobrir qual a reação dos clientes às minhas decisões, eles apontam outros caminhos, e poderei mostrar um projeto mais alinhado na segunda reunião, alguns dias depois. Tenho muito menos retrabalho, e os clientes se sentem mais ativos nas decisões. Com menos retrabalho, entrego muito mais rápido e alinhado com os gostos dos clientes.
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