top of page

O centro de São Paulo vem passando por mudanças. Diversos empreendimentos imobiliários que estão surgindo oferecem apartamentos bem pequenos, com foco em um público que não passa muito tempo em casa ou investidores que montam apartamentos para aluguel de curta temporada para turismo de lazer e negócios.


Na contramão desta tendência, o apartamento que projetamos no bairro República é um lar completo, em um prédio recém construído em que a maioria das unidades foi comprada por investidores e se parecem mais com quartos padrão de rede hoteleira. Partimos do pressuposto que o bairro, além de seus atrativos turísticos, também preserva 



Acreditamos, assim como o cliente, que o bairro vai muito além de turismo e trabalho, sendo uma região em que o cliente pode enfincar suas raízes e viver bem por muitos anos.


O apartamento é formado pela junção de dois studios de 20 metros quadrados, o que possibilitou a segmentação de ambientes e usos; de um lado a área social, do outro a área íntima, cada um ocupando metade do espaço total. O acesso de um dos studios, que acabou virando a área íntima, se mostrou desnecessário, e foi fechado internamente por um painel que dá acabamento ao Closet, juntando o guarda-roupas, a sapateira e o painel que embute a porta de vidro de acesso ao banheiro.


Mesmo com a junção, ainda não tínhamos um espaço realmente amplo para todas as funções que desejávamos, já que o cliente tem o hábito de cozinhar, receber visitas, trabalhar de casa, fazer exercicios e viver intensamente seu lar. Como fazer tudo isso caber em um apartamento de 40 metros quadrados?


Algumas estratégias foram fundamentais para agregarmos tantos usos. O mobiliário, projetado e também executado pelo nosso estúdio, foi muito bem pensado para ser versátil e mutável, ao mesmo tempo discreto e elegante para respeitar a escala interna do apartamento. A mesa de jantar se esconde abaixo da bancada de cozinha e pode ser usada em diversos layouts. O armário central esconde uma cama retrátil, que pode ser usada tanto como um sofá formando um lounge na sala, como também para que visitas possam dormir e passar a noite. A porta de correr que separa a área social da íntima é também o painel de TV móvel do quarto com uma pequena escrivaninha retrátil, ótima para apoiar o notebook.


A cozinha ocupa toda a parede do que seria um dos studios. A linearidade da bancada de granito levigado com os armários rosè alonga o espaço e direciona nossa vista para o centro histórico de São Paulo.

REDES SOCIAIS

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Estúdio Carvão,

São Paulo - Brasil

NEWSLETTER

enviado

bottom of page